Gosta de seu armazenamento barato e abundante, ou gosta rápido e seguro? Veja como escolher entre um disco rígido tradicional e um disco de estado sólido para o seu PC.

Até recentemente, os compradores de PC tinham muito pouca escolha sobre que tipo de armazenamento a usar no portátil ou desktop. Agora, pode configurar seu sistema com um HDD ou um SSD, ou em alguns casos ambos. Mas como escolher? Nós explicamos as diferenças entre SSDs e discos rígidos (HDD), e orientá-lo através das vantagens e desvantagens de ambos para ajudá-lo a decidir.

HDD e SSD Explicados
O disco rígido com rotação é o armazenamento tradicional num computador. Ou seja, as informações nele não “desaparecem” quando desliga o sistema, como é o caso com os dados armazenados na memoria RAM. Um disco rígido é essencialmente um prato de metal com um revestimento magnético que armazena os seus dados, por isso para aceder a um documento ou foto, uma agulha irá girar até aceder ao ficheiro pretendido.

Um SSD faz tudo o que um disco rígido faz mas sem peças a movimentar-se, os dados são armazenados em chips de memória interligados que retêm os dados mesmo quando não há energia presente. Os chips podem ser permanentemente instalados na placa-mãe do sistema (como em alguns laptops pequenos e ultraportáteis), numa placa PCI Express (liga-se numa ranhura PCIe), ou numa caixa 2.5″ que se liga com um cabo sata à placa mãe (o mais comum). Estes chips de memória são diferentes do que os que são usados mas memória USB (pendrives), e são normalmente mais rápidos e mais confiáveis. SSDs são consequentemente mais caros do que pendrives ou cartões de memoria com iguais capacidades.

Vantagens e desvantagens
Ambos os SSDs e discos rígidos fazem o mesmo trabalho: eles inicializam o sistema e armazenam os seus programas e ficheiros. Mas cada tipo de armazenamento tem seu próprio conjunto de recursos. Em que diferem e o que esperar de um ou outro?

Preço: SSDs são mais caros do que discos rígidos em termos de euro por gigabyte. Um disco rígido interno de 500GB de 2,5 ou 3,5 polegadas custam entre 45 a 50 euros, um SSD da mesma capacidade começa nos 145 euros (praticamente 3x mais). Como os discos rígidos usam tecnologia mais antiga e mais estabelecida, eles continuarão menos dispendiosos para o futuro próximo. O dinheiro que vai gastar a mais num SSD vai-se reflectir no aumento de desempenho da sua máquina.

Capacidades comuns: Unidades SSD com grandes capacidades com mais de 1TB, são raras e muito caras. É mais provável encontrar unidades entre 120GB a 1TB como unidades primárias nos sistemas. Enquanto 500GB é considerado um disco rígido “base” nos tempos que correm, o problema do preço pode empurrar para baixo as capacidades de armazenamento das máquinas equipadas com discos SSD. Os usuários de multimédia, gaming, entre outros, precisarão de muito mais armazenamento e portanto usar apenas um disco SSD não será provavelmente o suficiente.

Velocidade: Isto é onde os SSDs brilham. Um PC equipado com SSD será inicializado em menos de um minuto, e muitas vezes em apenas alguns segundos. Um disco rígido requer tempo para acelerar as especificações operacionais e continuará a ser mais lento do que um SSD durante o uso normal. Um PC ou Mac com um SSD inicia mais rápido, lança e executa aplicativos mais rapidamente e transfere arquivos mais rapidamente.

Fragmentação: Devido às suas superfícies de gravação rotativas, discos rígidos funcionam melhor com arquivos maiores que são gravados em blocos contínuos. Dessa forma, a cabeça de unidade pode iniciar e terminar sua leitura num movimento contínuo. Quando os discos rígidos começam a ficar cheios, os arquivos grandes podem se espalhar pelo disco, fazendo com que a unidade sofra com o que é chamado de fragmentação. Nos SSDs isso não acontece, os dados são armazenados em qualquer lugar. Assim, os SSDs são mais rápidos.

Durabilidade: Um SSD não tem partes móveis, por isso é mais provável manter os seus dados seguros no caso do seu computador mexer ou cair. Por ser mecânico é também mais suscetivel a avaria. Para maior durabilidade e segurança um SSD é recomendado.

Disponibilidade: Discos rígidos são mais abundantes e ainda mais usados devido ao preço e maiores capacidades de armazenagem, mas os SSDs estão se tornando cada vez mais comuns e usados principalidade como disco principal (C:) da sua máquina.

Ruído: Mesmo o mais silencioso disco rígido irá emitir um pouco de barulho quando está em uso a partir da fricção da unidade ou do braço de leitura a mover-se para trás e para a frente. Unidades de disco rígido mais rápidas irão fazer mais ruído do que aqueles que são mais lentos. SSDs praticamente não fazem barulho, já que não são mecânicos.

Resumo: Os discos rígidos (HDD) ganham no preço, na capacidade, e na disponibilidade. Os SSDs funcionam melhor se a velocidade, robustez, ruído ou fragmentação forem fatores importantes. Se não fosse pelas questões de preço e capacidade, SSDs seriam o vencedor destacado.

 

O armazenamento certo para si

Recomendamos o uso de HDDs para:
• Utilizadores multimédia entusiasmados e downloaders pesados: grandes capacidades de armazenamento serão necessários, portanto armazenar tudo em SSD ficará exageradamente caro.
• Utilizadores com baixo orçamento.
• Artes gráficas e profissionais de engenharia: editores de vídeo e fotografia desgastam o armazenamento por uso excessivo.

Recomendamos o uso de SSDs para:
• Uso portátil ou móvel: Pessoas que transportam os seu computadores em sacos ou malas, certamente vai querer a segurança extra.
• Fans da velocidade: Se precisa das coisas feitas agora, escolha um SSD para arranques rápidos e lançamentos de aplicações instantâneas.

Unidades híbridas ou sistemas com mais que uma unidade (recomendado)
Num sistema de dupla unidade ou mais, poderá instalará uma unidade SSD primária (C 🙂 para o sistema operativo e programas e adicionará um ou mais discos rígidos giratórios maiores (D: ou E 🙂 para armazenar ficheiros. Desta forma conseguirá alto desempenho no arranque da máquina e na abertura de programas e com os discos rígidos extra conseguirá grande capacidade de armazenamento sem gastar muito dinheiro.

Compras:

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s